• Vídeo inédito de 9min com imagens de todo o percurso da manifestação e da acção policial

  • Video de baixa definição que passou nos telejornais – Amador:
  • A tensão após a acção policial – Amador:
  • Imagens das marcas deixadas pelos bastões policiais (os quais são desenhados especificamente para não deixar marca) – Amador:
  • Reportagem 3 – SIC Notícias:
  • Reportagem 4 com depoimentos da polícia – SIC:

  • Reportagem 5 – RTP1

  • A imagem que os media fizeram passar – Gato Fedorento (RTP)

23 Respostas to “Vídeos”

  1. Deixem que um dia virá
    Se a polícia nos prendeu
    O povo os condenará….

  2. NoPasaran said

    As reportagens da TVI 1 e 2 já não consigo vê-las. Regravem tudo aquilo que está sediado nos órgãos de comunicação que o engenheiro já deve ter começado a telefonar para as redacções desde o dia 25… os materiais por vezes são desactivados.

    SOLIDARIEDADE!!

  3. Neu said

    O vídeo do expresso online está muito bom! .) Os fascistas não podem ter liberdade quando lutam contra ela (bófias incluídos)! Força para todos/as os/as que defendem a verdadeira liberdade!

  4. O video original em baixa definição que passou em todos os canais televisivos. http://video.google.com/videoplay?docid=-2561820991521669420

  5. Ana said

    chamar filhos da puta a policias, não respeitar gente diferente de vocês, mostra que vocês são os novos fascistas. Fascistas de esquerda.

  6. O sketch dos «gato fedorento» é muito mauzinho. Faz lembrar os programas dos «Parodiantes de Lisboa», passados na rádio, também eles muito mauzinhos. Através deste skecth, estão criados alguns estereótipos para descrever os manifestantes anti-fascistas e anti-capitalistas. Portanto, pelos criadores deste programa, como também pelos seus admiradores, um manifestante oprimido por uma carga policial no 25 de Abril de 2007 pode ser descrito desta maneira: portador de cocktails molotof, agressor, desempregado, desleixado e mau artista de circo. É esta a triste imagem transmitida por um canal de televisão, através dos seus palhaços pobres.

  7. Bernardo said

    Se tivesses um pau na mão mais de 200 pessoas a chamarem te filho da puta, cabrão, fascista, defensor do capitalismo, e a avançarem para ti com ar agressivo queria ver se não abanavas o cacetete! A parte que se vê pouco são os policias a levar com pedras, garrafas e pontapés… quem sabe um dia vai existir uma força opressora que só use conselhos e palavras de encorajamento, nesse dia quero ver quão seguros se vão sentir, sou contra o abuso da força mas há muitos manifestantes, nem todos têm o mesmo objectivo, existem muitos que o objectivo principal não é defender a liberdade, mas pilhar, destruir e agredir… eu concordo que a imagem dos manifestantes é/foi denegrida pelos media, e que a maior parte não está lá pelos motivos referidos acima mas as coisas têm que ser vistas pelos dois lados. Embora e penda mais para os manifestantes, se foram “mesmo” encontrados molotoffs e barras (que não sirvam exclusivamente para suporte de cartazes) se calhar a policia agiu bem, talvez com um uso excessivo mas ser linchado por uma turba nunca foi bom…

  8. Luna said

    Tanta coisa se falou mas até agora não entendi bem o motivo da manifestação…
    Isso os media com certeza escondem!

  9. Ao Bernardo:
    Não se deixe influenciar pelos estereótipos criados pelos comunicados da polícia e dos orgãos oficiais do Estado ( RTP, rádio, etc… ) Se tivesse na manifestação, eu queria ver a sua reacção diante da carga brutal do corpo de intervenção. A manifestação do 25 de Abril, marcada para as 18h, tinha um carácter diferente. O seu intuito era protestar contra o fascismo e o capitalismo. Não era pilhar, destruir e agredir. Essas qualificações foram dadas pelo comunicado da polícia e mais tarde pelos orgãos de informação. Até o “DN” inventou que “A Polícia já sabia que os manifestantes íam atacar a sede do PNR”. Tudo foi feito à ultima da hora para desculpar os actos brutais e selvagens do corpo de intervenção.

  10. Luis Manuel said

    Sugiro a organização de uma nova manifestação contra a violência policial do dia 25 de Abril. Bem divulgada e devidamente autorizada. Penso que o pior que podemos fazer é deixar esquecer o sucedido. Disponibilizo-me para divulgar essa manifestação por uma base de dados com alguns milhares de pessoas.

  11. Bernardo said

    “Quem conta um conto acrescenta um ponto” não é o que dizem? os Media não servem só para expor, tambem0 servem para defender certos interesses, Claro que houve abuso e excesso de força, há sempre… (infelizmente, mas eles são treinados para isso, treinados para reagir fisicamente, era esse o meu ponto) e sim tem razão, se estivesse na manifestação não ia ficar parado a levar bastonadas e se visse um amigo ou companheiro a ser agredido ia com certeza intervir, eu só queria apontar para os que culpam somente a policia, eu penso que o que se quer discutir aqui é o abuso, o excesso e tentar que não se volte a repetir… Educar as massas e não criticar negativamente apenas, acho que devemos apontar para a policia (pela brutalidade) e talvez para alguns manifestantes (por provocarem, pelas convicções extremas, ou por outros motivos).
    Mas o que queria expressar é que os policias presentes se calhar reagiram a algum estimulo agressivo por parte de um manifestante e desencadearam o conflicto… o resto foram desculpas para o sucedido… que cuspiram aos media que aproveitam tudo o que é resto para criar o seu banquete…

  12. RWP said

    …quanto ao sketch dos “gato fedorento”…
    que eu saiba o que eles fazem é sátira e não percebo como vos pode afectar. todos sabemos que há muita gente a usar símbolos de anarquia e a dizer-se anarka sem fazer puta ideia do que isso significa… eles pegaram por aí. sermos arrogantes não nos leva a lado nenhum, muito menos sendo fundamentalistas…
    respect!!!

  13. Cromio said

    A polícia, para reagir a um estímulo agressivo (ex: palavrões e insultos vários) pode dar ordem de prisão. Certo?

    A verdade é que não deu. Será complicado compreender este facto simples?
    Serão precisas quantas explicações mais?

    Será preciso apresntar todas as queixas feitas a diversas entidades no que se refere a este evento?

    Será preciso esperar pelo relatório do ano que vem relativo à violência policial?

    Será necessário repetir todas as falsas acusações feitas pela polícia?

    Será necessário repetir que a polícia não apresentou nenhuma prova das suas acusações e que nenhum dos terríveis elementos que mandaram 5 polícias para o hospital (mais uma estória por provar) ficaram detidos ou tiveram queixas apresentadas em tribunal?

    O que será preciso escrever mais? O que será preciso para convencer quem não quer ser convencido, para mostrar a verdade a quem quer manter a cegueira, amenizando a brutalidade policial, através da desconfiança contra outros cidadãos?…

    É complicado.

    gostaria de ver discussões onde:

    – se discutissem FACTOS e ideias.
    – não se colocasse a totalidade dos manifestantes num enquadramento Anarco-libertário (ou whatever).
    – se tentasse realmente perceber o que aconteceu, ao invés de supor sem olhar para o que nos é dado.
    – se tivesse memória de acontecimentos passados, exemplo: o terrível arrastão dos 500 (podia dar um filme, seria o “300” português.

    haja pachorrinha

  14. José Araújo said

    Âbuso policial sempre existiu , algo que nunca se extinguiu , porque herdamos males que ficaram , porque 48 anos não desaparecem assim de um dia para o outro e muito menos quando são promovidos de forma democrática , por apogeu da autridade e aplausos do enganado…

    lembre-sse dos abusos na década de 80 , contra bairros sociais como chelas , curraleira, Musgueira,… e outros tantos…

    Na violência arbitraria no bairro alto , e muitas das vêzes miudos eram levados para delegacias e espancados , quando eram punidos por têrem umas gramas de haxixe…ou estarem somente bêbados…

    Eu entendo que existe uma radicalização da liberdade , mas ao mesmo tempo para seu remédio só se aplica o seu inverso,dessa forma não se educa , somente se oprime e dessa forma correndo o risco de se criar fundamentalismos extremistas , nou pela a sua simplicidade de efeito , a marginalição e dai uma completa alienação , que aliás bem latente nas principais cidades do pais…

    É bonito acharmos que temos uma das melhores constuições da europa , mas na pratica não somos muito diferentes de um Brasil ou de uma Argentina , somente estamos inseridos num espaço onde se aplica a politica do centrão , onde existem diferentes côres mas os desejos são os mesmos , que são os dos próprios e somente “deles” próprios…

    Quando além de sermos demasiadamente paternalistas , que sabemos que é uma das bases do autoritismo e por conquência o enclave do facismo…

    Não desistam e força!

  15. Foi pena os vídeos não apanharem a “coisa” mais de perto. As cara de raivosos, cokinados e possessos dos cães do estado (policia) enquanto desfrutavam do uso do bastão. E os momentos de pouca mas mesmo assim resistência de alguns manifestantes, que é um acto de coragem louvável como á muito não se via.

    Força a todos os Anti-fascistas, Anti-autoritarios e Anti-capitalistas convictos das suas ideias ao ponto de as por em pratica!!!

  16. Bernardim Ribeiro said

    Talvez se os anti-fachistas e anti-capitalistas que se gostam de mostrar na rua fizessem alguma coisa pela sociedade e pela vida, ou se começassem a levar os seus ideais politicos a sério em vez de os misturar com “rastas”, animação social,marchas pela marijuana, poesia revolucionária descontextualizada ou malabarismos de rua à espera de esmola, então aí talvez fossem levados a sério e situações de violência como esta não tomassem lugar. Há uma falta de maturidade enorme e isso só torna anti-fachistas semelhantes a fachistas.
    Não é estereotipo nenhum: são de contar pelos dedos o número de pessoas que acredite em tal coisa como “Anarquia” e que sejam civilizadas.
    Não é a vandalizar a Praça de Touros que as touradas vão acabar. Não é a vandalizar o Chiado que os fachistas se vão embora. É com maturidade e com capacidade de pôr em causa a cassete que vos meteram na cabeça.

  17. papajuju said

    nao deixemos que isto morra…assim sera o mesmo que dizer que tudo esta bem e nao precisa de ser mudado..que os libertarios so querem é mama e nao trabalhar…porque tanta revolta quando se esta bem assim com gatos fedorentos e telenovelas ranhosas..
    ja chega destas revoltas pontuais que se afundam e se esquecem na mediocridade e futilidade do quotidiano da nossa sociedade( de merda).não desvalorizo o que se fez no dia 25 de abril e o que se vai fazendo por outras mentes e familias que acreditam na reviravolta libertaria..pelo contrario apelo á continuação deste movimento na rua legal ou ilegal( de preferencia )em que a ideia geral seja esposta para toda a população adormecida…façamos festa com cor energia e muita magia com caras tapadas ou destapadas, com musica, dança malabarismo crianças jovens e kotas.
    ainda há muito para fazer…a historia não acabou na esquadra as 2 da manha como muitos pensam…é so pensar..conspirar e agir…
    boomm…shaka…waka…
    podem contar com a minha ajuda para o que for preciso…

  18. RJA said

    Era importante estar aqui também o vídeo que passou nesta conferência acerca da repressão policial.

    Foi um dos vídeos feitos no local, e devia estar ao dispôr de todos.

    Abraços e saudações!,

    RJA

  19. Visionado o video inédito é de concluir que a polícia de intervenção usou de métodos fascistas no dia 25 de Abril. Esta manifestação demonstrou que Portugal deixou de ser um estado democrático para passar a ser um estado plutocrático, capitalista e com tendências autoritárias. A minha utopia é ver esta polícia de intervenção dissolvida e cada membro do seu corpo internado num asilo, ou classificado como altamente tóxico para a humanidade. É uma vergonha o que fizeram. Precisamos de paz nesta cidade, não de violência. Um abraço de solidariedade a quem produziu o video inédito.

  20. RJA said

    Cobardes de primeira.
    É tudo o que tenho a dizer.

  21. Gostava de saber o que fazem os palhaços do Bloco de Esquerda numa manifestaçao anarquista.
    Porque estes gajos não se assumem, andam so de cara tapada e para o lado que o vento lhes dá.
    O Bloco é um partido de fingidores, os anarquistas não têm partido e estes gajos que desapareçam deste mundo hipocrita de onde vivem.

    viva A Anarquia em Portugal

  22. fbiana said

    O sketch dos Gato Fedorento, só mostra que até eles que gozam com um pouco de tudo são ignorantes. Pois uma coisa, é pessoas do movimento punk sem ideologias e irem para uma manifestação para fazerem o que lhes apetece. Numa manifestação como em todo o lado nem todos lutam pelo mesmo, nem todos teem a mesma forma de se manifestarem. Um exemplo: Vai ser porque uma pessoa de cor faça alguma coisa de mal, que todas as pessoas de cor vao ser? Claro que não. Pois passa-se o mesmo com os manifestantes. As pessoas criticam anarquistas, mas muitos dos que gerem confusão são os comunistas. As pessoas passam a imagem certa que o poder que passem sobre a anarquia, porque na verdade a lei é contra paz e a paz é contra lei. O que procuram vocês? Merda e ignorância que é mesmo assim o termo? Acordem um bocadinho e depois vejam tanto o lado da polícia agredir pessoas que estão a lutar pelo que acreditam, e olhem também para o lado de quem vai a uma manifestação para fazer alguma coisa, para LUTAR pelo que acredita. Não se enganem, porque ninguém é livre

  23. J said

    Vão mas é trabalhar cambada de CHULOS , deviam ter levado mais…

Deixe um comentário